17. janeiro 2026

Polícia apreende carga irregular de vinhos que iria para Florianópolis!

Uma operação da Polícia Militar de Santa Catarina resultou na apreensão de uma carga irregular de vinhos estrangeiros na manhã desta quarta-feira (27), em Lages, na Serra Catarinense. O veículo, abordado na BR-282, transportava mais de 320 garrafas de vinho importadas ilegalmente, sem documentação fiscal.

Segundo informações da PM, a abordagem contou com o apoio da Agência de Inteligência. O motorista afirmou estar apenas realizando o transporte da carga, que tinha como destino a região da Grande Florianópolis. Diante da irregularidade, os vinhos foram encaminhados à Polícia Federal e ao 6º BPM, ficando à disposição da Receita Federal.

Casos recorrentes em Santa Catarina

Essa não é a primeira vez que a Serra Catarinense registra apreensão de vinhos contrabandeados. Em novembro de 2024, mais de 300 garrafas foram apreendidas em Lages, avaliadas em cerca de R$ 53 mil. Já em junho deste ano, um caminhão abordado na BR-470, em Rio do Sul, transportava mais de 4 mil garrafas, avaliadas em R$ 750 mil.

Mais recentemente, em 12 de agosto de 2025, a PRF também apreendeu 300 garrafas de vinho argentino durante fiscalização na BR-153, em Água Doce, no Meio-Oeste do estado.

Rota de descaminho

As rodovias federais de Santa Catarina, especialmente a BR-282 e a BR-470, são apontadas pelas forças de segurança como rotas frequentes de entrada de produtos contrabandeados. Esse tipo de transporte irregular se enquadra no crime de descaminho, previsto no artigo 334 do Código Penal, com pena de 1 a 4 anos de prisão, além de multas e perda da mercadoria.

Colunistas

Edit Template

Deixe um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Notícias de Lages e região, com foco em informação confiável e independente. Acompanhe os principais acontecimentos da Serra Catarinense com  responsabilidade e compromisso com a verdade.

E-mail para contato ✉️: jornalscfatos@gmail.com