Lages viveu um momento histórico na noite desta quarta-feira (17), com a abertura oficial da 18ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Pela primeira vez, a cidade sedia o evento, que já entra para a história com recorde de inscritos: mais de 2.400 atletas de 74 municípios participam das competições.
A cerimônia de abertura, realizada no Centroserra Convention Center, reuniu autoridades, lideranças, atletas e comunidade, e foi transmitida ao vivo pelos canais da TV Câmara de Lages e da Fesporte. Emoção, superação e exemplos de resiliência marcaram cada momento da celebração.
A prefeita Carmen Zanotto e o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, receberam o governador Jorginho Mello, além de autoridades locais e estaduais. Em seu discurso, a prefeita destacou a importância de ampliar investimentos e oportunidades no paradesporto. Já o governador reforçou o compromisso do Estado, lembrando o aporte de cerca de R$ 3 milhões entre recursos para a realização do evento e adequações de espaços esportivos em Lages.
De 17 a 21 de setembro, os Parajasc transformam Lages na capital catarinense da inclusão, com disputas em 14 modalidades, entre elas atletismo, ciclismo, futsal, goalball, basquete em cadeira de rodas, judô e parataekwondo.
Inclusão em cada detalhe
A cerimônia contou com apresentações culturais, participação de alunos da Apae de Lages e o emocionante revezamento da tocha até o acendimento da pira olímpica. Para garantir acessibilidade, o evento teve recursos de áudio descrição, cuidados acústicos para pessoas com TEA, além de escolas adaptadas para alojamento das delegações.
A delegação lageana também faz história, participando com 145 atletas — a maior já registrada pelo município. As competições seguem até domingo (21), em 11 locais de prova, consolidando Lages como referência na realização de grandes eventos esportivos inclusivos.





















