16. janeiro 2026

2º Festival Catarinense de Dança encanta Lages e consagra talentos da Escola Municipal de Artes

Com o Ginásio Jones Minosso completamente lotado, Lages viveu um fim de semana de pura emoção, talento e celebração da arte. Entre os dias 2 e 4 de outubro, a cidade sediou o 2º Festival Catarinense de Dança, evento que reuniu centenas de bailarinos de várias regiões do Estado e destacou a força da Escola Municipal de Artes Elionir Camargo Martins, da Fundação Cultural de Lages (FCL), entre as melhores de Santa Catarina.

Durante os três dias de apresentações, a Escola foi um dos grandes destaques, conquistando diversas premiações em diferentes categorias. A coreografia “Osiris”, assinada por Bruna Osório, garantiu o 1º lugar na categoria Estilo Livre. Já “San Andreas”, também de sua autoria, ficou com o 2º lugar em Danças Urbanas e 3º lugar na grande final, entre os melhores trabalhos do festival.

Outras coreografias premiadas da Escola Municipal de Artes foram:

  • “Fast and Furious” – Bruna Osório (2º lugar)
  • “Confeiteiras” – Maria Eduarda Rafaeli (3º lugar)
  • “Olha o Sorvete” – Areta Campos (2º lugar)
  • “Sou do Sul” – Areta Campos (3º lugar)

As conquistas reafirmam o alto nível técnico e artístico da Escola e o trabalho consistente desenvolvido pela Fundação Cultural de Lages.

“A premiação da nossa Escola mostra o resgate que está sendo feito na cultura do município. Passamos por um processo de reestruturação e obras para dar mais qualidade de trabalho aos nossos alunos e professores, e estas mudanças já estão surtindo efeito”, destacou a superintendente da FCL, Carla Zonatto.

Diversidade e qualidade marcaram o evento

O festival apresentou espetáculos em diferentes estilos — Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Danças Populares e Estilo Livre — avaliados por um corpo de jurados de renome nacional, entre eles Gladstone Navarro, Jhean Allex e Renata Bardazzi, todos com ampla experiência em dança e companhias reconhecidas.

Premiação consagra talentos catarinenses

O ponto alto do evento ocorreu na noite de sábado (4), com o anúncio dos vencedores.
O grupo Andreia Mendes levou o prêmio de Melhor Coreografia e Melhor Trabalho Sênior com “Buchido – o Caminho do Guerreiro”, além do título de Escola Destaque, com premiação de R$ 20 mil.

Outros premiados:

  • Melhor Bailarino: Wagner Barros (Grupo Triunfo) – “Onde as Palavras não Chegam”
  • Bailarino Revelação: Thauan Rocha (Estúdio de Dança Micaella Martins)
  • Melhor Coreógrafo: Matheus Mendes (Grupo Andreia Mendes)
  • Melhor Trabalho Infantil e Júnior: Grupo DV
  • Melhor Trabalho Avançado: Grupo Triunfo

Lages: palco e protagonista da dança

Além da Escola Municipal de Artes, outras instituições lageanas brilharam no evento, como o Estúdio de Dança Daniela Rodrigues, com o duo “Foi sem Querer Querendo”, e o Grupo Lylla Crew Centro de Danças, com “Beetlejuice”, ambos premiados em 3º lugar nas Danças Urbanas.

A prefeita Carmen Zanotto comemorou o sucesso do festival e a projeção de Lages como centro cultural.

“Ver as expressões de crianças, jovens e adultos neste palco é uma experiência ímpar. Lages está pronta para receber a terceira edição do Festival”, afirmou.

Realização e apoio

O 2º Festival Catarinense de Dança foi uma realização do Instituto Phoenix, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, com aprovação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e apoio da Prefeitura de Lages.

Com arquibancadas cheias e aplausos de pé, o evento reafirmou a força da dança como expressão artística, educativa e social — e consolidou Lages como palco de grandes talentos e referência cultural na Serra Catarinense.

📸 Fotos: Diogo Schimitz e Fábio Pavan

Colunistas

Edit Template

Deixe um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Notícias de Lages e região, com foco em informação confiável e independente. Acompanhe os principais acontecimentos da Serra Catarinense com  responsabilidade e compromisso com a verdade.

E-mail para contato ✉️: jornalscfatos@gmail.com