A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Lages superou a marca de 15 mil toneladas de massa asfáltica aplicadas no perímetro urbano da cidade entre janeiro e setembro de 2025. O balanço contempla obras próprias do Município e serviços de reparo em diversos bairros, reforçando o compromisso da gestão da prefeita Carmen Zanotto com o desenvolvimento urbano sustentável.
Os investimentos, que já ultrapassam R$ 8 milhões, são viabilizados por meio do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), responsável pela produção da massa asfáltica utilizada pelos 18 municípios que compõem a Amures. A parceria gera economia de cerca de 30% em relação aos valores de mercado e assegura agilidade na execução das obras.
A usina do Cisama tem capacidade para produzir 120 toneladas de asfalto por hora, o equivalente a um quilômetro de pavimentação por dia.
A execução dos serviços é feita por equipes próprias da Secretaria de Obras, que têm atuado em diferentes frentes de trabalho.
Entre os projetos concluídos estão a operação tapa-buraco, que já percorreu todos os bairros de Lages, e intervenções em 18 vias, incluindo a Avenida Carahá, com o trecho 01 entregue e as etapas 02 e 03 em fase final de execução.
Também foram beneficiadas as ruas Mário Grant (Centro), Amazonas e Piauí (São Cristóvão), Bruno Luersen (Penha), Soli Reis e Braulio Francisco Honório (Boqueirão), além das avenidas Luiz de Camões (Conta Dinheiro) e Dom Pedro II, nas proximidades do Colégio Industrial.
Outros pontos receberam melhorias, como o Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, Rua Jurandir Sell Macedo, Sebastião Ramos Schmidt, Tomaz Tassior, Coronel Sotero Rocha e Marechal Rondon, nas imediações do 1º Batalhão Ferroviário de Lages.
Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, o planejamento da pasta inclui novas entregas a curto prazo.
“Com recursos assegurados pelo Município e a visão inovadora da prefeita Carmen Zanotto, estamos avançando na solução de demandas antigas e melhorando a mobilidade urbana em diversos pontos da cidade”, destacou.
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação



















