16. janeiro 2026

Operação “Free Way” cumpre 50 mandados e apreende fuzil, drogas e materiais usados no tráfico na Grande Florianópolis

Ação integrada envolveu Gaeco, Bope, BPChoque, PM e Corpo de Bombeiros Militar nesta segunda-feira (24)

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou, na manhã desta segunda-feira (24), da Operação “Free Way”, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A ação cumpriu 50 mandados de busca e apreensão em municípios da Grande Florianópolis, visando desarticular um grupo investigado pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

As ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palhoça e cumpridas simultaneamente em Palhoça, Florianópolis, São José e Biguaçu, com apoio do Bope, do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), do 16º Batalhão da Polícia Militar e da Companhia de Policiamento com Cães (Canil). O 10º Batalhão de Bombeiro Militar também atuou na operação.

Durante as diligências, as equipes realizaram duas prisões em flagrante, sendo uma por porte de drogas e outra por receptação de veículo furtado. No total, foram apreendidos:

  • aproximadamente 12 quilos de maconha;
  • 250 gramas de cocaína;
  • um fuzil calibre 5,56;
  • um revólver calibre 38;
  • um colete balístico;
  • rádios comunicadores;
  • anotações do comércio de entorpecentes;
  • dinheiro em espécie.

As investigações apontaram que o grupo atuava de forma altamente estruturada na região do bairro Caminho Novo, em Palhoça, com participação de diversos integrantes — inclusive adolescentes — e com venda de drogas de diferentes tipos, inclusive em áreas próximas a escolas.

O nome “Free Way”, segundo o Gaeco, faz referência ao propósito da operação: libertar a comunidade da presença de criminosos envolvidos no tráfico de drogas.

Todo o material apreendido será encaminhado à Polícia Científica, responsável pelos exames e laudos periciais.

Sobre o Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas é uma força-tarefa do Ministério Público de Santa Catarina, integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. Sua atuação envolve a identificação, prevenção e repressão a organizações criminosas em todo o estado.

Colunistas

Edit Template

Deixe um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Notícias de Lages e região, com foco em informação confiável e independente. Acompanhe os principais acontecimentos da Serra Catarinense com  responsabilidade e compromisso com a verdade.

E-mail para contato ✉️: jornalscfatos@gmail.com