16. janeiro 2026

Lages recebe Selo de Município Inovador

Reconhecimento do Governo do Estado destaca boas práticas municipais, avanços na legislação e segurança jurídica para o fortalecimento do empreendedorismo local

A Prefeitura de Lages recebeu, na noite desta quarta-feira (17 de dezembro), o Selo de Município Inovador, concedido pelo Governo de Santa Catarina. A entrega ocorreu no Teatro Governador Pedro Ivo Campos, junto ao Centro Administrativo do Estado, em Florianópolis, e reconhece municípios que vêm incentivando e fortalecendo o ecossistema da inovação catarinense.

O selo foi entregue à gestão municipal por meio da prefeita Carmen Zanotto, em reconhecimento às boas práticas adotadas, aos avanços na legislação municipal e à segurança jurídica criada para estimular o empreendedorismo local.

A prefeita destacou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação, além do potencial econômico e tecnológico de Lages.
“Temos um ambiente propício para o crescimento de novas ideias e negócios, com parque tecnológico e empresas expressivas na área da tecnologia. Com legislações atualizadas e já regulamentadas, conseguiremos avançar ainda mais e fortalecer o protagonismo do setor com a gestão municipal”, afirmou Carmen Zanotto.

Também participaram do evento o secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Junior; o vereador Castor, primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Lages, representando o Legislativo municipal; e o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Jonathan da Silva.

Ao lado do governador Jorginho Mello, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edgard Usuy, e o coordenador do programa SC Mais Inovação, Adriano Rodrigues, realizaram a entrega do selo a 203 municípios catarinenses.

Durante o evento, o Governo do Estado apresentou balanço do programa SC Mais Inovação, que entre 2024 e 2025 percorreu as 21 microrregiões de Santa Catarina, com mais de 1.700 visitas realizadas. O programa soma mais de R$ 1 milhão em investimentos diretos em eventos e capacitações, além de R$ 1,5 milhão em cooperação técnica com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Após os avanços na criação de legislações voltadas à inovação, os municípios passam agora à fase de implementação de práticas e projetos estratégicos. Atualmente, 69% das cidades catarinenses já possuem cinco leis aprovadas ou em tramitação, o que contribuiu para que o programa alcançasse 87% de adesão em todo o Estado.

Texto: Priscila Dalagnol, com informações Secom GOV SC
Fotos: Jonatã Rocha / Secom GOV SC

Colunistas

Edit Template

Deixe um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Notícias de Lages e região, com foco em informação confiável e independente. Acompanhe os principais acontecimentos da Serra Catarinense com  responsabilidade e compromisso com a verdade.

E-mail para contato ✉️: jornalscfatos@gmail.com