A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRDI), concluiu nesta terça-feira (7 de janeiro) o inquérito policial que apurou ofensas racistas e xenofóbicas ocorridas durante uma partida de futebol válida pela Série B do Campeonato Brasileiro.
O caso aconteceu no dia 15 de novembro de 2025, durante o confronto entre Avaí Futebol Clube e Clube do Remo, quando torcedores da equipe paraense foram alvo de insultos proferidos por uma torcedora do Avaí. A mulher foi flagrada no momento das ofensas e, ao final da investigação, acabou indiciada pelo crime de racismo no contexto de atividade esportiva, cuja pena prevista é de dois a cinco anos de reclusão.
De acordo com a Polícia Civil, apesar das diligências realizadas, não foi possível identificar outro torcedor avaiano que também teria participado das ofensas, incluindo expressões de cunho xenofóbico contra os torcedores do Remo. Diante disso, a corporação disponibilizou os canais da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC), pelo telefone (48) 3665-9500, e da DRRDI, pelo e-mail deic-drrdi@pc.sc.gov.br, para o recebimento de denúncias, inclusive de forma anônima.
O procedimento foi encaminhado ao Poder Judiciário para análise do Ministério Público. A Polícia Civil de Santa Catarina reforçou, em nota, o compromisso com o combate ao racismo e a todos os delitos de intolerância.
















