16. janeiro 2026

Lages implanta sistema integrado de gestão de obras com mapa interativo e transparência total

Ferramenta digital permite acompanhamento das obras públicas em tempo real, moderniza a gestão dos investimentos municipais e amplia o controle social

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), iniciou 2026 com um avanço significativo na modernização da gestão pública. O município implantou o sistema Betha Obras, plataforma da empresa Betha Sistemas integrada ao ambiente govView, que passa a registrar, acompanhar e medir todas as obras executadas pela administração municipal.

A ferramenta estabelece um novo padrão de gestão, contemplando todas as etapas das obras públicas — do planejamento e licitação à execução, fiscalização e prestação de contas — garantindo mais transparência, eficiência e controle na aplicação dos recursos financeiros públicos.

De acordo com a prefeita Carmen Zanotto, a implantação reforça o compromisso da administração com a transparência. “Estamos adotando uma ferramenta moderna que permite acompanhar cada etapa das obras, com mais clareza, controle e eficácia. O cidadão poderá saber onde o dinheiro público está sendo investido e como cada projeto está evoluindo”, destaca.

Mapa interativo amplia o controle social

Entre as funcionalidades de maior impacto para a população está a visualização das obras em um mapa digital interativo, disponível no Portal da Transparência do município. A ferramenta permite localizar geograficamente os investimentos, acompanhar o andamento físico e financeiro e acessar informações detalhadas de cada projeto, fortalecendo o controle social.

Segundo o secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous, o sistema também qualifica a gestão técnica. “O mapa interativo e os relatórios em tempo real facilitam o planejamento, a fiscalização e a tomada de decisões, além de garantir que as informações estejam acessíveis à população de forma clara e organizada”, explica.

Capacitação e implantação gradual

Para assegurar a correta utilização da plataforma, a Prefeitura promoveu, em dezembro de 2025, capacitação de gestores e fiscais de obras públicas no Orion Parque Tecnológico. Já no início de 2026, novas formações foram realizadas para consolidar o uso do sistema.

O processo de implantação também envolve empresas prestadoras de serviços e fornecedores, que receberão orientações para integração ao sistema por meio do Portal do Fornecedor, utilizado para envio de medições e documentos.

Gestão integrada e transparência automática

Integrado ao govView, o sistema Betha Obras oferece gestão orçamentária inteligente, utilizando tabelas de referência como o Sinapi, controle de preços por fornecedor, cotações automáticas e acompanhamento detalhado por meio de dashboards e relatórios em tempo real.

Todo o fluxo gera automaticamente um portal público de transparência, com informações organizadas e acessíveis à população. A iniciativa consolida o compromisso da administração municipal com a prestação de contas e posiciona Lages na vanguarda da gestão pública municipal.

Fotos: Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam)/Divulgação

Colunistas

Edit Template

Deixe um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Notícias de Lages e região, com foco em informação confiável e independente. Acompanhe os principais acontecimentos da Serra Catarinense com  responsabilidade e compromisso com a verdade.

E-mail para contato ✉️: jornalscfatos@gmail.com