16. janeiro 2026

Prefeitura oficializa Comissão Central Organizadora da Festa Nacional do Pinhão 2026

A Prefeitura de Lages oficializou, nesta terça-feira (13 de janeiro), a Comissão Central Organizadora (CCO) da 36ª edição da Festa Nacional do Pinhão, conforme publicação da Portaria nº 50/2026 no Diário Oficial do Município (DOM). A medida representa mais um passo importante nos preparativos para o evento, considerado um dos maiores do calendário cultural e turístico de Santa Catarina.

Assinado pela prefeita Carmen Zanotto, o documento define os integrantes responsáveis pelo planejamento, organização e execução da edição 2026 da Festa. A presidência da Comissão será exercida pelo chefe de gabinete da Secretaria de Gabinete da Prefeita e Relações Institucionais, Samuel Ramos.

Também integram a CCO a secretária da Administração, Fernanda Torres; o secretário da Fazenda, Valdeci Macedo de Liz; a procuradora-geral do Município, Rosane de Oliveira; a secretária do Turismo, Ana Vieira; a superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto; o executivo de Comunicação, Diogo Schimitz; o secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous; e o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.

Segundo a prefeita Carmen Zanotto, o público pode esperar uma edição ainda maior e melhor. “O formato adotado em 2025 foi ousado e inovador, permitindo que o Poder Público realizasse a Festa Nacional do Pinhão. Estamos atentos às avaliações e às demandas da população e dos visitantes para aprimorar ainda mais o evento”, afirmou.

Entre as primeiras atribuições da Comissão está a realização de estudos técnicos para definir o melhor formato da Festa em 2026. De acordo com o presidente da CCO, Samuel Ramos, a proposta é fortalecer os pontos positivos da edição anterior e promover os ajustes necessários. “Buscamos atender às expectativas do público e, ao mesmo tempo, profissionalizar ainda mais o evento, garantindo segurança jurídica e organizacional”, destacou.

A secretária do Turismo, Ana Vieira, reforçou a importância da Festa Nacional do Pinhão como atrativo turístico e motor econômico. “É um evento consolidado, que movimenta o turismo, valoriza a cultura imaterial e gera impactos positivos antes, durante e após sua realização”, avaliou.

Os preparativos para a edição 2026 começaram ainda em 2025. Em dezembro, a Prefeitura de Lages lançou o primeiro edital público, atualmente em andamento, para a contratação dos shows nacionais. A sessão pública online está prevista para ocorrer no dia 23 de janeiro.

Entre as novidades confirmadas, está o vínculo da marca oficial da Festa ao Município e o retorno de parte da programação ao Parque de Exposições Conta Dinheiro. Detalhes como o calendário oficial, data de lançamento e novas atrações seguem em fase de definição.

Além da Comissão Central Organizadora, poderão ser criadas subcomissões específicas, conforme as áreas envolvidas, como Turismo e Hospitalidade, Cultura, Comunicação, Serviços Públicos, Planejamento e Administração Financeira.

Material: Prefeitura de Lages
Fotos: Coordenação de Comunicação Social da Prefeitura de Lages

Colunistas

Edit Template

Deixe um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Notícias de Lages e região, com foco em informação confiável e independente. Acompanhe os principais acontecimentos da Serra Catarinense com  responsabilidade e compromisso com a verdade.

E-mail para contato ✉️: jornalscfatos@gmail.com