16. janeiro 2026

Alunos de Palmeira conhecem o Parque Natural Municipal de Lages em atividade de educação ambiental!

Estudantes do Complexo Educacional Jussara Rodrigues da Cruz participaram de visita guiada no Parnamul, vivência que une preservação, aprendizado e contato direto com a biodiversidade

Nesta quarta-feira (20 de agosto), 19 alunos do 5º ano do Complexo Educacional Jussara Rodrigues da Cruz, do município de Palmeira, localizado a cerca de 40 quilômetros de Lages, participaram de uma visita guiada ao Parque Natural Municipal de Lages (Parnamul). A atividade aconteceu no contraturno escolar e teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre o ecossistema da Serra Catarinense, por meio de uma experiência prática de educação ambiental.

O professor Jair Gomes de Campos, que acompanhou a turma, ressaltou o valor pedagógico da ação. “Nosso objetivo é proporcionar conhecimento sobre o ecossistema da Serra. Essa vivência prática, em uma estrutura completa de trilha e visita guiada, complementa o aprendizado em sala de aula”, explica.

Durante a atividade, os estudantes demonstraram entusiasmo e curiosidade. Nicolas Sousa da Cruz, de 11 anos, contou que aguardava com expectativa a visita. “Quero conhecer os animais que moram no parque. Estou feliz por conhecer uma área preservada e vou fazer a trilha pela primeira vez”, relata. Já o aluno Eidan Davi Palhano, de 10 anos, registrou em imagens de todo o percurso da trilha para guardar de lembrança.

Criado em 1997, o Parque Natural Municipal de Lages, oficialmente denominado Parque Natural Municipal João José Theodoro da Costa Neto, possui 234 hectares e está localizado no bairro São Paulo, dentro da área urbana do município. A unidade de conservação é administrada pela Prefeitura de Lages e tem como finalidade preservar a fauna, a flora e fomentar a educação ambiental.

O Parnamul conta com cinco trilhas autoguiadas, identificadas por cores, que oferecem ao visitante contato direto com espécies da Mata Atlântica e do ecossistema da Serra. Os trajetos são equipados com sinalização e QR Codes que permitem acessar informações sobre plantas e animais catalogados. O espaço também é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma “Sala Verde”, selo concedido a ambientes que desenvolvem práticas de educação ambiental.

O parque oferece entrada gratuita e está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e nos fins de semana e feriados, das 14h às 17h. Para grupos com mais de 15 pessoas é necessário agendamento pelo telefone (49) 99836-1301.

Para garantir a preservação, há regras que incluem a proibição de entrada de animais domésticos, consumo de bebidas alcoólicas, fogueiras, banhos em cachoeiras, retirada de sementes ou mudas, além do uso de bicicletas e motocicletas nas trilhas. Piqueniques são permitidos apenas em áreas designadas.

Texto e fotos: Allan Borges

Colunistas

Edit Template

Deixe um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Notícias de Lages e região, com foco em informação confiável e independente. Acompanhe os principais acontecimentos da Serra Catarinense com  responsabilidade e compromisso com a verdade.

E-mail para contato ✉️: jornalscfatos@gmail.com