Uma publicação que circulou nas redes sociais no último fim de semana afirmava que, a partir de 2026, a Receita Federal passaria a notificar adultos que moram com os pais ou em imóveis de terceiros sem contrato de aluguel formal. A repercussão foi tão grande que o órgão precisou emitir uma nota oficial neste domingo (21) para desmentir a informação, classificada como fake news.
Segundo o boato, o governo utilizaria inteligência artificial para cruzar dados de cadastros imobiliários a fim de identificar despesas não declaradas. A mensagem ainda sugeria que a medida poderia ampliar a cobrança de impostos como IPTU, ITBI e heranças, além de gerar notificações fiscais para quem não tivesse contrato de locação.
O conteúdo rapidamente se espalhou e gerou uma série de críticas e comentários irônicos. “Notificar adultos por morar com os pais é burocracia exagerada”, escreveu um internauta. Outro ironizou: “Não vai poder nem morar com os papais em paz”.
Diante da polêmica, a Receita Federal negou qualquer possibilidade de notificação nesses casos. Em nota publicada em suas redes sociais.
A Receita reforçou ainda a necessidade de cautela diante da disseminação de informações falsas e alertou os cidadãos a sempre verificarem a veracidade das notícias.
















