Uma sessão solene realizada nesta terça-feira (23), no Plenário Nereu Ramos, marcou a celebração dos 60 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Lages. A homenagem, proposta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Mauricio Batalha Machado (Podemos), reuniu autoridades políticas, civis e militares, além de parte do efetivo da corporação.
O vereador destacou a importância do trabalho desempenhado ao longo das últimas seis décadas.
“Foram muitos serviços prestados e muitas vidas salvas nesses 60 anos, sejam nos atendimentos em acidentes, incêndios ou enchentes, sempre feitos com excelência. Temos que exaltar o que há de bom em nosso município, e a Câmara não poderia deixar de fazer esse reconhecimento público a uma atuação tão brilhante”, afirmou Mauricio.
Estrutura e abrangência
Atualmente, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) é comandado pela tenente-coronel Heloísa Battisti e atende 19 municípios da Serra Catarinense, incluindo Lages. A corporação conta com 102 bombeiros militares e comunitários, distribuídos em dez aquartelamentos. A frota inclui cinco viaturas de combate a incêndio e resgate, três para atendimento pré-hospitalar e outras 17 destinadas a atividades operacionais e administrativas.
Todos os anos, são realizadas cerca de 8 mil ocorrências de emergência, sendo 3,3 mil apenas em Lages, além de mais de 19 mil serviços de prevenção contra incêndios e pânico.
Prevenção e formação
Durante a solenidade, também foi destacada a importância das medidas preventivas e da formação de novos agentes, como os programas de bombeiros comunitários e bombeiros mirins.
“É uma força conjunta entre a nossa instituição, autoridades civis e a comunidade. Foi assim que nasceu, é assim que se fortalece e continua o Corpo de Bombeiros de Lages”, ressaltou o comandante da 2ª Região dos Bombeiros, Marco Antônio Eidt.
Jubileu de Diamante
Fundado em 25 de setembro de 1965, o Corpo de Bombeiros de Lages iniciou suas atividades como um posto avançado, com apenas 12 militares e uma viatura Ford F-600. Desde então, evoluiu para Companhia em 1978 e para Batalhão em 2006, consolidando-se como referência na região.
“Seguimos o legado de bombeiros que entraram em nossa instituição em situações muito diferentes da que vivemos hoje, mas que continuam a nos inspirar em prol de um bom atendimento à população”, afirmou a comandante Heloísa Battisti.
O evento celebrou, assim, um Jubileu de Diamante marcado pela história de dedicação, bravura e serviços prestados à população de Lages e de toda a Serra Catarinense.}
Fotos: Bruno Heiderscheidt de Oliveira (Câmara de Lages)



















