Para 2026, serão iniciadas as obras de pontes de concreto, em parceria com a Defesa Civil Municipal
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca da Prefeitura de Lages reconstruiu 22 pontes de madeira no interior do município entre 20 de janeiro e 10 de novembro deste ano, média de duas estruturas por mês. A demanda, apresentada já nos primeiros dias de janeiro de 2025 por moradores da área rural e empresários do setor madeireiro, levou a Secretaria a priorizar intervenções emergenciais.
De acordo com o secretário Pedro Donizete de Souza, a ação contou com o apoio de diversas empresas da região. “Iniciamos de imediato a reconstrução das pontes de madeira, atendendo às solicitações das comunidades rurais. A parceria com o setor privado foi fundamental para agilizar os trabalhos”, explica.
O relatório dos primeiros seis meses de 2025 apontou, ainda, a recuperação de 493 quilômetros de estradas vicinais, com ações de patrolamento, cascalhamento e construção de bueiros.
A partir de outubro, o secretário adjunto Ronaldo Duarte passou a coordenar diretamente a infraestrutura de estradas e pontes. Ele destaca que uma nova frente terceirizada entrou em operação, ampliando o atendimento. “Agora contamos com três frentes terceirizadas: duas atuando na região da Coxilha Rica e outra no distrito de Santa Terezinha do Salto. Somam-se a elas outras três frentes, com equipes e maquinário próprio da Prefeitura, trabalhando no distrito dos Índios”, detalha.
Para 2026, está prevista a reconstrução de pontes de concreto armado, a partir de projetos em desenvolvimento em parceria com a Defesa Civil Municipal. Lages possui a maior extensão territorial de Santa Catarina, com 2.644 km², e uma malha de 2.049 quilômetros de estradas vicinais.
















