16. janeiro 2026

Defesa Civil monitora condições climáticas diante da previsão de chuvas e ventos intensos

Contatos de emergência: (49) 3019-7477 / 3019-7479 / (49) 99836-1702

A Prefeitura de Lages, por meio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), mantém o monitoramento constante das condições climáticas e das áreas de risco no município, após os avisos emitidos pela Defesa Civil do Estado e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Segundo a Defesa Civil Estadual, a terça-feira (9 de dezembro) será marcada por instabilidade em todas as regiões de Santa Catarina em razão da formação de um Ciclone Extratropical sobre o Rio Grande do Sul. O dia iniciou com chuva na maior parte do Estado. Ao longo do período, há previsão de chuva persistente, por vezes acompanhada de raios e acumulados elevados em curtos intervalos de tempo, além de condições para temporais isolados com vendavais e granizo. Os ventos do quadrante Nordeste tendem a se intensificar no decorrer do dia.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil Municipal, Paulo da Silva Ribeiro (Sargento Ribeiro), ainda existe risco para ocorrências como alagamentos e enxurradas. “A determinação da prefeita Carmen Zanotto é para que estejamos com todas as equipes em alerta e de plantão. Isso envolve também as demais secretarias para, se necessário, agirmos na proteção de todos”, afirma Sargento Ribeiro.

A Defesa Civil do Estado informa ainda que, na quarta-feira (10 de dezembro), o Ciclone Extratropical deve se aprofundar sobre o mar, próximo à costa do Rio Grande do Sul e Uruguai, intensificando os ventos do quadrante Oeste em quase todas as regiões. As rajadas podem variar entre 70 e 90 km/h no Meio-Oeste e Litoral catarinense. Nas áreas serranas próximas ao Litoral, os ventos podem superar os 100 km/h. A chuva tende a diminuir, mas ainda haverá pancadas e temporais isolados, principalmente nas regiões próximas ao Rio Grande do Sul, como Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

A Defesa Civil Municipal reforça que situações de urgência podem ser comunicadas pelos telefones (49) 3019-7477, 3019-7479 ou (49) 99836-1702.

Fotos: Arquivo/Divulgação

Colunistas

Edit Template

Deixe um comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Notícias de Lages e região, com foco em informação confiável e independente. Acompanhe os principais acontecimentos da Serra Catarinense com  responsabilidade e compromisso com a verdade.

E-mail para contato ✉️: jornalscfatos@gmail.com