Estudante da Emeb Aline Giovana Schmitt, Isadora da Costa de Souza foi eleita Bailarina Destaque na categoria Infantil, durante a Final Regional Centro-Oeste do Festival Escolar Dança Catarina 2025, realizada em Lages, no mês de outubro. A jovem de 12 anos competiu com mais de 500 bailarinas da mesma faixa etária e chamou a atenção do público e dos jurados pela desenvoltura, ritmo e expressão no palco.
Moradora do bairro Guarujá, Isadora encontrou na dança uma forma de se expressar e vivenciar o mundo. A ligação com o Street Dance vem desde a infância e tem origem familiar. “Fiquei muito emocionada, não sabia nem o que fazer direito. Danço desde os três anos. A paixão veio da família. Todo mundo dança lá, minha mãe, meu tio”, relata a estudante.
Uma de suas principais inspirações é o tio Anderson da Costa, professor de dança na própria Emeb Aline Giovana Schmitt. Segundo ele, a conquista do troféu sempre foi um sonho da sobrinha. “Ela sempre falava do desejo de ganhar este troféu de Bailarina Destaque no Festival. Além das apresentações em grupo, todas sonham com o destaque individual. Ter essa vitória foi um orgulho enorme para a Escola”, destaca.
Anderson também ressalta a importância da trajetória construída dentro da educação pública municipal. “Além de dançar muito bem, ela estava representando a Escola. É uma aluna que me enche de orgulho, tanto como professor quanto como tio. Eu também estudei aqui, me formei aqui e hoje sou professor de dança, com especialização em Street Dance”, afirma.
O reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo desenvolvido há quase dez anos na unidade escolar, por meio das oficinas de dança. “Com o tempo, as crianças vão se aprimorando, ganham coordenação, perdem a timidez e desenvolvem mais confiança. A Isadora já participou de outros festivais em nível estadual e até fora de Santa Catarina, como no Rio Grande do Sul, no Festival do Mercosul. No Dança Catarina, elas sempre se destacam”, lembra o professor.
Para o secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, a trajetória da estudante simboliza o impacto positivo das políticas públicas educacionais. “A história da Isadora é motivo de orgulho para todos nós. Ela é fruto da educação pública municipal e das Oficinas de Dança do Programa Contraturno + Movimento. Recebemos da prefeita Carmen Zanotto a missão de transformar a educação, e queremos que novos talentos como ela surjam cada vez mais nas nossas unidades”, enfatiza.
Além do Street Dance e do Hip Hop, Isadora também pratica taekwondo, demonstrando disciplina e dedicação mesmo fora da dança. Segundo o tio, a escolha pela arte já exigiu decisões importantes. “Ela abriu mão de disputar uma competição nacional de taekwondo em Minas Gerais para representar a Escola no Dança Catarina. A passagem já estava comprada, seria a primeira viagem de avião dela, mas ela escolheu a dança. E valeu a pena”, conta.
Para o futuro, Isadora já tem planos definidos. “Quero estar dando aula, dançando bastante, em festivais, lá fora”, afirma. Sempre em movimento, a jovem segue representando Lages e mantendo viva a tradição familiar no ritmo, na batida e na expressão do Street Dance.
















