Decisão foi tomada durante votação do Conselho Estadual de Esporte, em Florianópolis
O município de Lages foi oficialmente escolhido como cidade-sede da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) 2026. A definição ocorreu na manhã desta quinta-feira, 15 de janeiro, durante a plenária do Conselho Estadual de Esporte (CED), realizada em Florianópolis.
A candidatura de Lages concorreu diretamente com o município de Fraiburgo. Durante a plenária, o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, apresentou aos conselheiros os argumentos técnicos, estruturais e organizacionais que credenciaram o município para receber a competição.
A Olesc é promovida pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e integra o calendário oficial de competições de rendimento voltadas a atletas de até 16 anos. Considerado um dos maiores eventos esportivos de base de Santa Catarina, o evento reúne jovens atletas de diversas modalidades.
Para a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, a escolha representa um avanço importante para o município. “Receber um evento deste porte projeta Lages no cenário esportivo estadual, movimenta a cidade e gera impactos positivos que vão além das competições. São ações que envolvem nossos jovens e fomentam o esporte de base e diferentes setores da economia local”, destacou.
Segundo o superintendente da FME, a conquista está alinhada ao planejamento da atual gestão. “É importante destacar que a Fundação, junto à gestão da prefeita Carmen Zanotto, pensa o esporte como uma política pública permanente. Grandes eventos fazem com que Lages evolua no aspecto da organização esportiva, envolvam a comunidade e valorizem o esporte”, afirmou.
Ainda conforme Tyrone Machado, a realização da Olesc dialoga com outras áreas estratégicas do município. “O esporte está conectado com educação, saúde, turismo e também com a evolução econômica. O turismo de eventos esportivos faz parte do nosso planejamento porque movimenta a cidade e gera retorno financeiro. Tudo isso é fruto de planejamento e organização”, completou.
As datas oficiais e o calendário completo da Olesc 2026 ainda não foram divulgados pela Fesporte, uma vez que a definição dependia da escolha da cidade-sede. A previsão é de que o cronograma seja apresentado nos próximos meses.















