A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, tem intensificado os serviços de manutenção em ruas pavimentadas com calçamento, como lajotas, pavers e paralelepípedos. O trabalho é realizado por equipes próprias do município e atende às solicitações registradas pela população na Central de Atendimento, além de demandas identificadas em vistorias técnicas.
A ação faz parte da rotina diária da Secretaria, que também executa serviços de drenagem, operação tapa-buracos, recuperação asfáltica e patrolamento em ruas não pavimentadas. Apesar de não ter caráter emergencial, como intervenções em drenagem ou consertos que evitam alagamentos, a manutenção nos calçamentos é considerada fundamental para garantir deslocamento seguro, qualidade de vida da população e a preservação da infraestrutura urbana.
Nos últimos dias, as equipes atuaram nas ruas Aristiliano Ribeiro (bairro Santa Rita), São Joaquim (Copacabana), São Luiz Gonzaga (Santa Catarina), Oswaldo Cruz (Centro) e José Veríssimo (São Cristóvão). Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, um edital de licitação já está sendo preparado para contratação de empresa especializada, a fim de ampliar o alcance e a rapidez dos serviços.
O processo de reparo é detalhado e exige mão de obra especializada. Primeiro é feita a limpeza da área danificada, com a retirada manual das peças soltas ou comprometidas. Depois, a base é preparada, umedecida e recebe a argamassa necessária para fixar novamente o material. Assim, lajotas ou paralelepípedos retornam ao lugar, eliminando buracos e fissuras.
A prefeita Carmen Zanotto reforçou a importância dos trabalhos: “A infraestrutura urbana é uma de nossas prioridades. Além de garantir segurança no deslocamento pelos bairros, a manutenção contribui para que a cidade esteja bem cuidada e evita problemas maiores no futuro”, destacou.



















